POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA


Sobre a ideia de diversidade discutida em nossos estudos, leia as alternativas abaixo.


I. A ideia de diversidade trouxe a obrigação do reconhecimento de que não há mais homogeneidade na escola.


II. Na escola tradicional antes da diversidade, os papéis dos educadores eram/são prescritos.  Ensinava-se de uma única maneira, para todos, supondo que todos aprendessem no mesmo tempo e no mesmo espaço.


III. Nos dias atuais o professor está diante de algo que não conhece, o que representa um grande desafio. 


Estão corretas as alternativas:



III apenas. 


I e II apenas. 


I apenas. 


Todas as alternativas estão corretas.


I e III apenas.

De acordo com seus estudos sobre a inclusão, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

 

(  ) Precisamos aprender a explorar e utilizar das políticas educacionais que nos favorecem ações e atitudes para construir uma escola de maior qualidade e, portanto, mais inclusiva.

 

(  ) A discussão sobre a inclusão se faz necessária, o respeito à diversidade e a necessidade da busca de maior inclusão social e escolar, nos mobiliza à construção de uma sociedade mais humana.

 

(  ) A diversidade de educandos está presente no sistema escolar, o que representa uma riqueza e a conquista relativa à democratização do acesso à escola. 

 

(  ) Reconhecer a diversidade humana entre os indivíduos e culturas é uma exigência dos princípios democráticos e da equidade dos direitos humanos.

 

A sequência correta está contemplada em:

 


F,V,V,V


V,V,V,V


V,V,V,F


V,F,V,V


V,V,F,V

Integração é um termo complexo que recebeu diferentes interpretações. Segundo SAINT-LAURENT (1997), o termo passou por um processo de evolução distinguindo-se em fases distintas. Sobre o princípio da integração assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.


(  ) A integração na escola comum, portanto, não é para todos os alunos com necessidades especiais, mas somente para aqueles que se adaptarem às classes regulares.  Os demais serão encaminhados para escolas ou salas especiais.


(  ) Para alguns autores como Beaupré (1997), “integrar é realizar estratégias pedagógicas para que uma pessoa com deficiência tenha acesso a um sistema de educação que corresponda às suas capacidades intelectuais e motoras”. 


(  ) Segundo Santos (1997), para a integração dos alunos no ensino regular, torna-se “exigência que todos os professores se atualizem”. Reforça a ideia afirmando que “é preciso instrumentalizar o professor para saber trabalhar diversificado em sala de aula, porque a realidade não é homogênea”. (SANTOS, 1997, p. 131).


(  ) A maioria dos autores que defendem a integração, defendem também a ideia de se propiciar um atendimento diferenciado em nível pessoal, didático ou metodológico, às crianças da Educação Especial.


A sequência correta está contemplada em:



V, F, F, V


V, V, V, V


F, V, V, F


V, V, V, F


F, V, V, V

Em “A diversidade, a inclusão e as políticas educacionais” a instrumentalização do professor é abordado e discutido pela autora. Sobre este tema leia as afirmativas abaixo:

 

I- Santos (1997) coloca que para a integração dos alunos no ensino regular “torna-se exigência que todos os professores se atualizem”.

 

II- Santos (1997) afirma que é “preciso instrumentalizar o professor para saber trabalhar diversificado em sala de aula, por que a realidade não é homogênea”.

 

III- Maria Célia Borges afirma que a formação e o aperfeiçoamento contínuo do professor são importantes, porém percebe que só isso não basta.

 

IV- Maria Célia Borges afirma que a formação e a atualização dos professores não são suficientes para mudar a concepção de uma sociedade alicerçada pelos pilares da desigualdade

 

As afirmativas corretas estão contidas em:


I, II e IV apenas.


II e III apenas.


Todas as alternativas estão corretas.


III e IV apenas.


I, II e III apenas.

De acordo com Araújo (2009) sobre o conceito de políticas educacionais, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

 

(  ) As políticas educacionais são emanadas do Estado, como qualquer outra política pública.

(  ) Políticas educacionais implicam em escolhas e decisões, que envolvem indivíduos, grupos e instituições.

(  ) As políticas educacionais não são fruto de iniciativas abstratas, mas constroem-se na correlação entre as forças sociais, que se articulam para defender seus interesses.

(  ) Para entender como se elaboram as políticas públicas, em uma determinada sociedade, não é preciso analisar seus significados históricos.

(  ) As políticas públicas são produto das lutas, pressões e conflitos entre os grupos e classes que constituem a sociedade.

 

A sequência correta está contemplada em:


V,V,V,F,V


V,V,V,V,F


V,F,F,V,V


F,V,F,V,F


V,V,F,F,V

A partir do estudo sobre o conceito de política, reflita sobre as afirmativas abaixo:


I. O termo política pode também ser usada em outros sentidos como, por exemplo, para identificar o jeito e o modo de executar propostas, tanto de um grupo de pessoas, como de instituições.

II. Quando falamos em “política da escola”, “política da empresa”, “política sindical”, não há nenhuma referência a ações governamentais ou de agentes políticos.

III. A “política da escola”, refere-se ao jeito de atuar de uma instituição de ensino, de caráter público ou privado, à sua direção, ao modo de participação ou não de seus integrantes na gestão.

 

Estão corretas as alternativas:


I e III apenas.


II apenas.


II e III apenas.


Todas as alternativas estão corretas.


I apenas.

Ao abordar o tema sistema de ensino, a conclusão de Libâneo e Toschi é que o Brasil ainda não possui um sistema nacional, apesar da referência ao sistema de ensino. Segundo esses autores não há uma articulação entre os vários sistemas de ensino no que diz respeito às esferas administrativas. Assim, não se pode falar de sistema de ensino no Brasil, uma vez não se pode observar os seguintes aspectos:

 

I. A estrutura da sociedade de classe, que dificulta uma práxis intencional coletiva.

II. As diferentes posições de grupo em conflito, que dificultam a definição de objetivos.

III. O problema do transporte cultural, que significa a importação da cultura de outros países, sem levar em conta a concretude da sociedade brasileira. 

IV. A insuficiência teórica dos educadores, que muitas vezes os torna vítimas dos modismos, impedindo a formação de um verdadeiro espírito crítico.

 

Estão corretas as alternativas:


II, III e IV apenas.


Todas as alternativas estão corretas.


I e IV apenas.


II e III apenas.


I, II e III apenas.

Durante nossos estudos compreendemos que a diversidade deve ser compreendida como uma riqueza e que precisa ser bem atendida para que todos se desenvolvam. A ideia da diversidade está presente nas diretrizes que norteiam nossa proposta da inclusão. Sobre essas diretrizes, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.


(  ) A Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) afirma que para a conquista da inclusão é preciso que os Sistemas Escolares “incluam todo mundo e reconheçam as diferenças, promovam a aprendizagem e atendam às necessidades de cada um”.  


(  ) A Constituição Federal de 1988 (art.206, inciso I) institui como um dos princípios do ensino a igualdade de condições de acesso e permanência na escola e a convivência com a pluralidade.


(  ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) no Art. 59 garante que os sistemas de ensino “assegurarão aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para atender às suas necessidades. 


(  ) As políticas educacionais do MEC sobre a educação inclusiva trazem a Resolução n° 2/2001, coloca para os sistemas de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos e atender suas necessidades educacionais especiais. 


A sequência correta está contemplada em:



F,V,V,V


V,V,V,F


F,F,V,V


V,V,F,V


V,V,V,V

A autonomia concedida é relativa, pois questões como currículo e a avaliação são definidas pelo Estado, como estratégias para manter o controle do alcance das metas estabelecidas pelos financiadores. Sobre a autonomia da escola leia as alternativas abaixo.


I.        O artigo 15 da Lei de Diretrizes e Bases diz que: Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira.


II.        Existem diretrizes curriculares que devem ser seguidas. Por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Por isso que a autonomia pedagógica da escola é relativa.


III.        As avaliações externas são elaboradas a partir de diretrizes, portanto, quem não as seguir, não apresentarão bom desempenho nas avaliações externas. Com isso o estado mantém o controle, através da definição dos currículos e das avaliações externas.

 

Estão corretas as alternativas:


I apenas.


II apenas.


I e II apenas.


Todas as alternativas estão corretas.


II e III apenas.

Para Mantoan são alternativas buscando a viabilização do processo de inclusão, ou seja, a construção de uma escola inclusiva:


I. A normalização defendia a ideia de possibilitar aos deficientes condições de vida normal, assemelhando-se a de todos os outros indivíduos considerados não deficientes.


II. A integração é uma forma de inserção do aluno seja na sala regular, classe especial ou mesmo instituição especializada. Oportuniza o aluno a transitar no sistema, da classe regular ao ensino especial.


III. A inclusão visa a inserção não somente de deficientes, mas de todos os alunos nas escolas regulares, de forma mais completa e sistemática. A escola é para todos, independentemente de raça, cor, etnia.


Estão corretas as alternativas:


I apenas.


I e II apenas.


II apenas. 


Todas as alternativas estão corretas. 


II e III apenas.

Páginas: 123456